Troféu Bom de Nota 2022

Uma questão que sempre defendo e sempre defenderei é a que o esporte é um instrumento educacional e de cidadania extremamente grandioso, e cabe à nós, profissionais desta área, utilizar esse instrumento na maioria das ações esportivas em nosso trabalho, pois a contribuição para a sociedade é enorme e o desenvolvimento social dos alunos é inesquecível.

Dois grandes projetos que tenho imenso orgulho e gostaria de comentar com você, caro leitor, são os projetos que implanto aqui na Associação Sabesp Escola de Futebol chamados de “Patrocínio Social” e “Troféu Bom de Nota”. Ambos possuem um impacto muito interessante em nossos alunos e são exemplos do instrumento educacional que o esporte proporciona.

O “Patrocínio Social” é um projeto que implantamos em nosso campeonato interno do 1°semestre. Como nossos campeonatos sempre possuem uma temática de um campeonato tradicional, como a Libertadores (tema deste semestre), confeccionamos camisas das principais equipes da competição para os alunos jogarem com elas, simbolizando e trazendo vida à temática da competição. Nesta ação, abrimos mão do patrocínio de empresas e estampamos, gratuitamente, nas camisas, instituições sociais que fazem um importante trabalho na sociedade, como APAE, Iansa, Hospital Allan Kardec e do Câncer, CVV, Berçário Dona Nina, Lar de Ofélia, Fundação Judas Iscariotes, Hemocentro e APAAF.

Com isso, conseguimos mostrar aos nossos alunos a importância da caridade e da empatia, onde os mesmos começam a voltar o olhar para o quanto é importante ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados.

Além disso, podemos destacar o trabalho destas instituições em cada um dos jogos e das mídias sociais da competição, ajudando alavancar o reconhecimento destes trabalhos valiosíssimos para muitas pessoas.

Já o “Troféu Bom de Nota”, ao qual este ano realizamos a 10ª edição, é o projeto que incentivamos nossos alunos a estudarem cada vez mais com afinco e disposição. Iniciamos o projeto solicitando aos nossos alunos o boletim escolar completo do ano interior; calculamos a média final anual e aquele que atingir 85% para mais recebe o troféu. Com isso, analisamos a evolução escolar dos nossos alunos, premiando os bons de nota e, principalmente, voltando nossa atenção aos que não atingiram a média para receber o prêmio, procurando incentivá-los a melhorar e tratar os estudos com maior atenção e dedicação. Ao longo dos anos observamos um aumento significativo na quantidade de premiados. O brilho dos olhos dos alunos e pais ao receberem o troféu é uma luz que garante a missão cumprida naquele ciclo e eleva a responsabilidade de continuar a estudar para ganhar o troféu do próximo ano; um “efeito dominó” consideravelmente positivo.

Clique aqui para ver as fotos!

O esporte influencia muito na vida das pessoas. Basta analisarmos em época de Olimpíadas ou Copa do Mundo: parece que as pessoas ficam mais animadas, felizes. Por vezes vemos as reportagens nos locais dos jogos o quanto a integração das pessoas do mundo todo é contagiante. É uma mostra do poder de influência esportivo. Esta influência não pode ser descartada, pois projetos de desenvolvimento social e de cidadania, como os citados acima e como inúmeros existentes em todo o Brasil, devem crescer cada vez mais. A sociedade envolta ao esporte aliado à educação e cidadania com toda certeza será cada vez melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *